Associação Viver em Família para um Futuro Melhor

CCINTER PROJETO VIVER
1º Semestre /2024
Tema: Cultura de Paz (ConViver Melhor)

Tema escolhido pelos educadores Técnicos especializados do CCInter que traz seis pilares:
respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o
planeta, redescobrir a solidariedade (Manifesto 2000, por uma Cultura de Paz)

TEATRO

Oficina de Teatro Intergeracional e Teatro 12 anos mais

Justificativa
Num mundo imediatista onde as relações têm se pautado pelo ter e não pelo ser, faz-se
necessário oportunizar diferentes modos de ver e viver a vida, de expressar-se, ouvir e
compartilhar com o outro. Neste sentido, as artes em geral provocam nosso olhar e
confrontam nossa visão de mundo, permitindo reflexão e uma visão mais crítica da realidade
que nos cerca. Assim é o teatro em suas múltiplas facetas, linguagens e abordagens, passando
pela criação de personagens e cenas, roteiro, figurinos, cenários, dentre outros.

As oficinas de Teatro pretendem ser ferramenta reflexão, criatividade e expressão,
possibilitando aos atendidos a ampliação de repertório cultural, expressão de suas ideias e
curiosidades de forma criativa e crítica da realidade que os cercam; e ainda ser um espaço de
escuta e acolhimento, onde jogos teatrais e dinâmicas priorizarão a convivência e
fortalecimento de vínculos.
Objetivos específicos
•Promover a socialização
• Conscientizar que gentileza gera gentileza
• Estimular o fortalecimento de vínculos com todos atendidos
• Conscientizar o Respeito
• Desenvolver a autoconfiança
• Aprender a lidar com a frustração
• Mediar conflitos
• Utilizar do teatro como ferramenta para aliviar o estresse
• Estimular a concentração
• Incentivar a convivência e o respeito

• Desenvolver uma comunicação menos retraída/tímida.

• Rodas de conversa;
• Passar a série “Stories do Teatro”;
• Jogos teatrais;
• Dinâmica dos números;
• Desaquecimento com música;
• Aquecimento com música;
• Peças de teatro de luz e sombra;
• Técnicas do cinema e teatro;
• Quebra da terceira parede e sua história;
• Criando cenas do seu cotidiano;
• Categorias do cinema;
• Leva-los para assistir peças companhias teatrais de São Paulo;
• Montagens de textos;
• Montagens de cenários e figurinos;
• Trabalhando textos prontos;
• Brincadeiras para quebrar “o gelo”;
• Momentos para relaxamento.
Avaliação
A frequência e participação serão importantes ferramentas de avaliação. Além disso,
ao final das oficinas, realizaremos roda de conversa com o grupo, avaliando o processo de
criação e verificando se conseguiram atingir o resultado esperado, ou seja, desenvolver a
proposta, buscando sempre ouvir a opinião dos atendidos.